sábado, 4 de dezembro de 2010

Simplex?

Esqueci-me de pagar o Imposto Único de Circulação.
Mal dei por ela, dirigi-me a uma Repartição de Finanças a fim de regularizar a situação e pronto a pagar a multa, coima para ser mais exacto, de 15€ por não ter cumprido o prazo.
Até aqui nada a dizer, pois a falta foi minha e as regras estipulam aquele valor para os incumpridores.
Qual não foi o meu espanto, quando fui informado que podia pagar o valor do selo, mas não a multa, que apenas poderá ser liquidada quando a minha Repartição de Finanças der pela falta. Nessa altura, receberei uma carta, provavelmente registada - digo eu, e, então, terei que me deslocar a uma Repartição ou à Loja do Cidadão, a fim de pagar os 15€, uma vez que a verba em questão não pode ser paga nem pelo Multibanco nem pela net.
Ainda bem que existe um Simplex. Imaginem se fosse um Complicadex!
Cada vez entendo melhor a situação do nosso país.
É preciso que um funcionário dê pela falta do pagamento, que emita a respectiva nota, que a carta seja metida no correio e registada e que eu, depois, falte ao trabalho para ir a uma Repartição de Finanças ou me desloque à loja do cidadão, fazendo cerca de 30Km (ida e volta) para pagar os 15€, que me dispus a pagar de imediato quando liquidei o valor do selo.
Multipliquem isto por milhares de casos, por causa destas e de outras situãções análogas, e percebem o porquê da nossa baixa produtividade.
Tenho a certeza que os custos para o Estado (já para nãs falar nos meus) vão ser superiores à multa de 15€ e tudo porque não a pude pagar de imediato.
Eis Portugal no seu melhor.

3 comentários:

Pitanga Doce disse...

Ó Tozé, passei por isso em junho com o cerejinha e pude pagar de pronto, tanto o selo como a multa nas finanças em Mangualde, sem nunca ter recebido qualquer aviso ou carta em casa. O que se passa? Há duas leis no mesmo país? É que, por vezes, se fores a outro guichê e atendido por outro funcionário a história é diferente. Não te arrelies que aqui também há disso.

Abraços em noite quente.

aminhapele disse...

Felizmente,tenho pouco conhecimento pessoal da actividade burocrática(nos últimos anos).
Das poucas vezes que tenho que a enfrentar,uma coisa mudou:os funcionários são mais simpáticos e mais educados.
Quanto ao resto,os papeis,continuam na mesma.

alfacinha disse...

blogue divertido