quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

O Presépio da minha Escola

Aspecto geral
A manjedoura
O oleiroO cesteiro

O vendedor
O padeiro
O ferreiro
A rendeira

O lavadouro

Estas são algumas fotografias do Presépio da minha escola.
É um trabalho do grupo de Educação Visual e Tecnológica e dos alunos que frequentam essas áreas. Escolhi apenas algumas das cenas. Outras havia representadas, mas não as fotografei todas.
O que aqui se representa é o nascimento de uma criança, Jesus Cristo, e isso não me parece ser ofensivo para ninguém, a não ser para alguns intelectuais de cartilha que, facilmente, trocavam estas imagens por algumas de outros que sempre lhes serviram de modelos.
Eu, que sou republicano assumido, sempre expliquei aos meus alunos que, no dia 5 de Outubro, se comemora a implantação da República, mas também a assinatura do Tratado de Zamora, facto que alguns ditos progressistas teimam em esconder ou ignorar.
Continuemos. Na minha escola há alunos de outras confissões religiosas e, até ao momento (já lá estou há 20 anos), nunca notei que alguém se tivese sentido ofendido. É que a prática da casa é o respeito mútuo.
Para terminar gostaria de relembrar algo que já aqui escrevi: posso não concordar com as ideias das pessoas que dizem que celebrar o Natal no espaço público é não respitar as outras confissões religiosas, mas estou disposto a lutar para que elas as possam apregoar aos 7 ventos.
É assim que eu entendo o regime democrático.
Já agora não sintam dores que não são vossas, pois quem se sente ofendido sabe demonstrá-lo e não precisa de ser defendido por pessoas para quem o significado de liberdade ou ditadura, depende do quadrante político do país ou do ditador em questão.
P.S.: Acho piada que algumas (muitas?) escolas não celebrem o Natal, mas façam grandes exposições do Halloween. Feitios....

17 comentários:

Maria disse...

Mais do que feitios, são "modernices".....
Fico à espera de ver o teu, no teu jardim...

Abraço

aminhapele disse...

Assino por baixo!
A música também é linda.

despertando disse...

Parabéns a todos que contribuiram para tão lindo presépio, e a ti dou-te inteira razão em tudo que dizes, infelizmente há muitas pessoas que sofrem as dores dos outros, mas ficam quedas se essas mesmas precisarem de bens essenciais para a vida, mas isso sao outras coisas....
Na minha escola vive-se o Natal, vive-se o Halloween, e tudo quanto se possa festejar com os diversos membros da comunidade escolar, este ano por exemplo todos os alunos estrangeiros vão trazer um miminho feito por eles ou pelas mães para representarem o seu país, são estes pequenos gestos de que não abdicamos para todos se sentirem "em casa".
Bom fim de semana para ti.

Pitanga Doce disse...

Lindo e original o presépio. Chama a atenção pelo material usado e pelas cores.

Quanto ao halloween em vez e Natal é uma lástima. As crianças nem sabem o que estão comemorando, se há o quê comemorar!

abraços

Anónimo disse...

Com esta configuração está muito dificil comentar, pois só aceita comentários anónimos ou do blogspot.
Uma tradição enraizada no passado português a caminho do esquecimento. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, em tempo de Pai Natal. Boa semana

Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/

Tozé Franco disse...

Cara Maria:
Há quem confunda modernice com ser moderno. Há que ter paciência.
O Presépio do Jardim está quase...
Um abraço.

Tozé Franco disse...

Caro Aminhapele:
Uma das minhas músicas de Natal preferidas.
Um abraço.

Tozé Franco disse...

Caro Despertando:
É assim que eu entendo a escola. Como um espaço de todos, onde todas se respeitam.
Um abraço.

Tozé Franco disse...

Cara Pitanga:
Farei chegar oleogio aos alunos e professores responasáveis pelo presépio.
Um abraço.

Tozé Franco disse...

Caro Jofre:
Apesar das dificuldades, continuo a esperar pelas suas visitas.
Umm abraço.

Citadino Kane disse...

Querido amigo,
Primeiramente, um bom final de semana com muita saúde.
Concordo contigo, somos livres para expressar as nossas convicções políticas e religiosas, sempre respeitando a todos...
Abraços,
Pedro

Tozé Franco disse...

Prezo muito a liberdade, a minha e a dos outros. Já nos bastaram 48 anos de ditadura.
Um abraço.

morenocris disse...

Que lindo, Tozé!

E as fotos belas de outros posts. A música... hummmm...

Ainda vou armar o meu presépio...

Beijos.
Bom final de semana.

morenocris disse...

Ai, que música... Tozé...coisa mais linda!

Beijos.

Codinome Beija-Flor disse...

Lindo, lindo, lindo.
Parabéns por sua escola, por resgatar tradições tão raras no dias de hoje.
Grande domingo pra você e sua família,
Bjo

Tozé Franco disse...

CRis:
Ainda bem que gostou da música. Tem uma mensagem forte mas às vezes, é preciso.
Um abraço boa semana.

Tozé Franco disse...

Há tradições que devem sepreservadas.
Um abraço.