quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Valença - II

Um dos aspectos que mais chama a atenção em Valença é o facto de a vila parecer um autêntico centro comercial a céu aberto, especialmente a parte situada dentro das muralhas (para o próximo post fica prometido um texto sobre a Fortaleza).
Na fotografia são visíveis uma série de lojas de atoalhados, tecidos e roupas com as mercadorias penduradas dos dois lados das portas. É um facto que as mercadorias são sobretudo para os espanhóis, até porque estão viradas para os seus gostos. De qualquer maneira, com paciência, garanto-vos que se fazem excelentes compras, quer no preço, quer na qualidade/beleza.
Já estive em acções de formação em Espanha e encontrei espanhóis de Navarra, Aragão e Astúrias, por exemplo, que tinham ido a Valença, de propósito, para ir comprar atoalhados e produtos de cutelaria, aproveitando ainda para comer bacalhau que, afirmavam, só por si, valer a deslocação.
Além do comércio há muitos outros motivos de interesse em Valença: as esplanadas para melhor sentir o pulsar da terra e das gentes que por lá vivem e passam e os monumentos de que daremos conta um dia destes.
Um abraço e façam-me o favor de viajar...muito, que eu estou a ver que não saio daqui.

2 comentários:

Moura disse...

Escolhi Valença para a minha última noite de lua-de-mel...isto em 1994! Tinha acabado por entrar para o CAIC e logo estava de "férias de casamento"! Achei piada aos preços dos produtos, em números grandes as pesetas e nos pequenos escudos, e lá acabei por comprar uma boa garrafa de vinho para o um dos meus colegas que assegurou as aulas aos meus alunos...
Já a bebeste?
Um abraço

PS - parece que foi ontém...

Tozé Franco disse...

Soube-me que nem ginjas...
Por falar nisso, quando é que lá voltas?