terça-feira, 11 de julho de 2006

A Universidade de Coimbra - V (Biblioteca Joanina)

E já lá vão mais de 1000 visitantes. Para um mês e três semanas não está mal. Obrigado a todos os que se deram ao trabalho de passar por aqui.
Passada a efeméride voltemos à Univesrsidade de Coimbra.
A Biblioteca Joanina construída em estilo barroco, no século XVIII, durante o reinado de D. João V, mostra-nos bem os tempos que então se viviam no país, na sequência do ouro que, anualmente, chegava do Brasil.
Assim, no exterior, apresenta um portal nobre de estilo barroco encimado por escudo nacional.
O interior é constituído por três salas ligadas por arcos de estrutura parecida com a do portal. As paredes estão ocupadas por estantes de dois andares, feitas com madeiras exóticas, douradas e policromadas, com um sistema de escadas que permite chegar às prateleiras mais altas, perfeitamente dissimulado, uma vez que integra nas próprias estantes.
Ao fundo é visível um retrato de D. João V, datado de 1725, de autor desconhecido, fazendo lembrar algumas representações de Luís XVI, o célebre Rei-Sol.
A Biblioteca, que teve a prisão universitária a funcionar nas suas caves, contém cerca de 250.000 obras, onde se destacam exemplares de Medicina, Geografia, História, Humanidades, Ciências, Direito nas vertentes civil e canónica, Filosofia e Teologia.
Boa visita e que não seja por falta de livros que apanhem uma raposa.

2 comentários:

Moura disse...

A Biblioteca Joanina, ou Casa da Livraria tem ao seu lado as Escadas de Minerva de onde é possível ver as janelas com grades que foram em tempos "prisão" da Universidade.

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»