terça-feira, 27 de junho de 2006

O Nome das Coisas - XII (Praça da República)

A Praça da República nem sempre teve este nome pois, inicialmente, chamamva-se Praça D. Luís. A troca de nome tem a ver, como facilmente se comprova, com a alteração de regime político ocorrida em 5 de Outubro de 1910.

A propósito, sabia que no dia 5 de Outubro, além de se comemorar a Implantação da República, também se comemora, ou melhor, devia comemorar, a independência de Portugal pois foi nesse dia, no distante ano de 1143, que foi assinado o Tratado de Zamora, em que D. Afonso VII, rei de Leão e Castela, reconhece D. Afonso Hernriques, seu primo, como rei de Portugal?

Voltando à Praça, é de referir que, originalmente, estava a um nível mais baixo que o actual pelo que, para se entrar na Sereia ou Parque de Santa Cruz, tinha que se subir 13 degraus o que faz com que os torreões estejam, hoje, parcialmente enterrados. Por falar nos torreões, é uma pena que estejam cheios de grafitis que estragam as pinturas que ostentam.

À volta desta praça, existem uma série de casas exibindo vários estilos revivalistas, de que falaremos um dia destes.

1 comentário:

ManuelNeves disse...

Viva!

Mais um grande post. só por curiosidade, também sabia que no dia 5 de Outubro de cada ano, os monárquicos costumam juntar-se na vila de Avô, precisamente para comemorar o feito a que faz referência no seu post?

Eu cá sou republicano de corpo e alma, mas se o meu amigo tiver curiosidade, um 5 de outubro destes, passe lá pela terra natal de Brás Garcia Mascarenhas e assista ... festa.

Um Abraço